sábado, 16 de agosto de 2008

V - Guia Ilustrado de Doenças Bacterianas em Peixes Ornamentais por Dr. Rodrigo Mabilia

Exemplar de neon integrante de um cardume de mais de 3 anos e meio com sinais de micobacteriose presente já a 3 meses. Os exemplares no estágio final da doença começam a sofrer infestações parasitárias secundárias por protozoários ciliados, entre eles, o Ichthyophthirius (ictio). É evidente a imunodepressão presente entre os peixes de idade avançada. Fonte: Rodrigo G. Mabilia
Eritrodermatite, ou Furunculose A eritrodermatite é uma doença bacteriana causada pela bactéria Aeromonas salmonicida. Como o próprio nome científico sugere, esta doença tem alta especificidade para salmonídeos onde a sua manifestação clínica recebe o nome de Furunculose. Contudo, existem subespécies de relevância para não salmonídeos como o caso de peixes de couro e ciprinídeos ornamentais (carpas e os kingyos). A espécie associada em espécies de peixes que não sejam salmonídeos é a Aeromonas salmonicida subsp. Nova.
Um fator predisponente ao aparecimento desta doença são as lesões causadas por ectoparasitas como o Argulus e a Lernea. Os locais de fixação destes parasitas são propícios a desenvolverem uma eritrodermatite (inflamação, irritação e infecção da pele). Esta eritrodermatite tem grande importância em peixes de lago onde recebe a denominação de Eritrodermatite das Carpas, devido a grande ocorrência nesta espécie. Sinais Clínicos e Patogenia da Eritrodermatite:
A denominação de furunculose, para esta doença causada pela A. salmonicida retrata muito bem o aspecto externo do tegumento dos peixes infectados. A presença de “furúnculos” é semelhantes ao tipo de lesão causada pelas bactérias causadoras de septicemia. O diagnóstico diferencial é possível apenas mediante exame bacteriológico laboratorial seguido de identificação bioquímica. São exames triviais e já com uma metodologia definida.

Visualização de uma eritrodermatite 1. Fonte Rodrigo G. Mabilia
Cauda-de-véu com sinal clássico de furunculose causada por Aeromonas salmonicida. Fonte: www.disease-watch.com
Visualização de eritrodermatite 2. Fonte: www.petlegal.vet.br

Nota do Aquablog : Artigo gentilmente cedido pelo amigo Dr. Rodrigo Mabília, uma das maiores autoridades em Alimentação, Nutrição e Patologia de Peixes Ornamentais do Brasil .

Dr. Rodrigo G. Mabilia - Médico Veterinário, Msc. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Breve Histórico: 2002/2006 - execução de Projetos e Assistência Técnica em Piscicultura Ornamental e Aquarismo pela DeltaSul Aquacultura ltda. 2003/2006 - atuou no AQUAVET (Laboratório Integrado de Diagnóstico de Patologias de Animais Aquáticos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul); 2005-2006 - integrante da Equipe da AQUARIUM Alimentos e Acessórios para Aquarismo; 2003/2007 - Consultor, Professor e Responsável Técnico da Estação de Aqüicultura da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS); 2006-2007 - Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul atuando na sanidade de Animais Aquáticos * Rodrigo Mabilia atualmente é Médico Veterinário, Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura atuando na Divisão de Pescado no Estado de Santa Catarina.

Um comentário:

Vampira Dea disse...

Olá, legal o seu blog.Pena que encontrei tão tarde. Tinha uma carpa há cinco anos, ela vivia em uma grande fonte em minha sal, era a alegria da casa, morreu hoje, acho que com tuberculose, por causa dos sintomas, acho que ela se contaminou pq não fiz a quarentena de um peixe que introduzi na fonte, tadinha pagou pela minha falta de cuidados...