sábado, 16 de agosto de 2008

The Night Pearl – O PEIXE TRANSGÊNICO - por Dr. Rodrigo Mabilia

O Danio rerio, é um ciprinídeo de origem asiática muito comercializado e conhecido pelos aquaristas brasileiros com o nome de paulistinha. Internacionalmente é conhecido como “Zebra Fish”, sendo provavelmente uma das espécies de peixes mais estudadas quanto a sua fisiologia, genética, e comportamento. O que talvez muitos aquaristas não sabem é que o D. rerio é muito utilizado no mundo todo para pesquisas na área de biologia molecular e ensaios de toxicidade que avaliam a qualidade da água de efluentes. No ano de 2003 uma versão transgênica deste peixe foi disponibilizada comercialmente. Batizado de “Night Pearl” (Pérola Noturna), pela empresa Taikong Corporation, despertou rapidamente atenção da mídia e foi alvo de muitas críticas que fizeram pesquisadores reverem conceitos de bioética. Neste peixe foi inserido genes de um tipo de água viva fosforescente que confere ao peixe uma capacidade singular de brilhar no escuro. A empresa garante que seu produto não representa perigo ao meio ambiente, uma vez que todos exemplares são estéreis. O “Night Pearl” já foi exportado para diversos países adquirindo diferentes apelidos. Nos Estados Unidos batizado de “GloFishTM” custa aproximadamente 5 dólares e já gerou muita polêmica. A Califórnia chegou a proibir sua comercialização.

Visualização do GloFish™ expostos a condições de luz do dia promovidas por lâmpadas fluorescentes. Os peixes tem a capacidade de absorver a luz e emitir uma coloração bem mais brilhante.

- Os Benefícios do Paulistinha Transgênico para a Ciência. Fonte: Vox Sciantiae - Produto do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP - São Paulo - Maio/Junho de 2004 - Ano 4 - Nº20 Textos escritos e editados pelos alunos do Curso de Especialização em Divulgação Científica, do NJR-ECA/USP

Em Cingapura, mais precisamente no departamento de ciências biológicas da NUS (National University of Singapore), pesquisadores estão trabalhando em um projeto de desenvolvimento de paulistinhas transgênicos. A idéia é produzir peixes modificados geneticamente capazes de indicar se a água em que estão está ou não contaminada por poluentes. Este tipo de peixe, produzido através de técnicas de engenharia genética e biologia molecular, seria uma ótima alternativa ao uso dos complicados testes para a identificação de poluentes na água. A técnica consiste em extrair genes de medusas fluorescentes e injetá-los em ovos de paulistinhas. Com estes genes, o corpo dos peixes é capaz de produzir uma coloração florescente vermelha ou verde. E, para provocar o funcionamento destes genes, os cientistas utilizam promotores que induzem estes genes funcionando como interruptores que ativam ou não a coloração fluorescente dos peixes. Com isso os cientistas já produziram peixes capazes de identificar dois tipos de substâncias químicas na água, estrógenos e metais pesados. Os peixes começam a indicar a presença das substâncias, imediatamente após serem colocados em água contaminada, através da mudança de sua cor. Embora atualmente somente cores vermelhas e verdes possam ser utilizadas, os cientistas revelaram que poderiam adicionar até cinco cores a cada peixe, cada uma para indicar um tipo diferente de poluente. A grande vantagem do uso destes peixes transgênicos está na sua fácil utilização, onde apenas com um rápido olhar é capaz de se descobrir a presença de um poluente na água. Além disso estes peixes possuem algumas vantagens em relação aos outros indicadores para poluentes, pois eles são biodegradáveis, baratos e de fácil produção. Futuramente esta tecnologia também poderá estar disponível para outros peixes projetados geneticamente, marinhos ou não. Atualmente os cientistas estão pesquisando peixes que mudam de cor de acordo com a temperatura da água, o que pode levar ao uso de peixes fluorescentes como indicadores de temperatura. Aspecto incandescente obtido em Paulistinhas D. rerio transgênicos em ambientes completamente escuros. Este efeito é otimizado com auxilio de uma luz negra.

- Revisão dos Conceitos de Bioética
A polêmica gerada sobre o uso da biotecnologia, mais precisamente a transgenia é mais do que atual. Neste cenário obrigatoriamente precisa ser deixado de lado correntes idealistas sem embasamento científico para, somente então, dar início a um processo de discussão. Os benefícios da transgenia são muito claros e quando somados a pesquisas sérias enquadradas nos conceitos de bioética são potencialidados. A manipulação e desconhecimento desta ciência por alguns idealistas, ao contrário, podem gerar incertezas e medo na sociedade. Na questão do paulistinha transgênico estamos diante de duas aplicações distintas sobre o uso da transgenia.
A primeira possui objetivos claros que visam a utilização de um organismo geneticamente modificado para identificação de contaminantes ambientais na água.
A segunda, para criar um produto e disponibiliza-lo no mercado comercialmente. Iremos nos deter a segunda, pois esta é alvo de severas críticas repletas de adjetivos tais como: curiosidade, futilidade e modismo. Críticas estas onde o aquarista tem papel fundamental na formação do conceito de bioética. Talvez seja possível fazer uma analogia aos donos de “Pets” que estão dispostos a desembolsar fortunas para clonar seu animal preferido de estimação. Quero dizer que a clonagem como ciência tem objetivos claros e muito bem fundamentados, no entanto fazer uso da clonagem para clonar seu animal de estimação por mera vaidade é uma tremenda futilidade.

Neste peixe foi inserido genes de um tipo de água viva fosforescente que confere ao peixe uma capacidade singular de brilhar no escuro. fonte : http://www.ecologyasia.com/
Esse artigo foi gentilmente cedido ao Aquablog pelo amigo Dr. Rodrigo Mabilia, uma das maiores autoridades em alimentação, nutrição e patologia de peixes ornamentais do Brasil.
Rodrigo G. Mabilia - Médico Veterinário, Msc. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Breve Histórico:
2002/2006 - execução de Projetos e Assistência Técnica em Piscicultura Ornamental e Aquarismo pela DeltaSul Aquacultura ltda.;
2003/2006 - atuou no AQUAVET (Laboratório Integrado de Diagnóstico de Patologias de Animais Aquáticos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
2005-2006 - integrante da Equipe da AQUARIUM Alimentos e Acessórios para Aquarismo; 2003/2007 - Consultor, Professor e Responsável Técnico da Estação de Aqüicultura da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS);
2006-2007 - Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul atuando na sanidade de Animais Aquáticos
* Rodrigo Mabilia atualmente é Médico Veterinário, Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura atuando na Divisão de Pescado no Estado de Santa Catarina.
- Considerações Finais Procurei neste artigo colocar em evidencia a questão do desenvolvimento de peixes transgênicos com finalidade de ornamentação. Este é um tema atual onde todos nós aquaristas estamos envolvidos. Ser contra, ou a favor do paulistinha transgênico que brilha no escuro não implica em certo, ou errado. É uma decisão particular de cada aquarista. É a decisão da maioria que irá dizer se é ético, ou não comercializa-lo. Até mesmo, porque não existindo mercado para o paulistinha que brilha no escuro não há razão em produzí-lo. Deixo uma pergunta para refletirmos: será que é este o papel da transgenia ?
Nota do Aquablog : Pessoalmente, (Lescanjr), como idealizador e roteirista do Aquablog, sou contrário a todo e qualquer tipo de manipulação de vidas para satisfação da vaidade pessoal do ser humano . O Homem precisa evoluir muito ainda para perceber que um animal, qualquer que seja, é seu irmão e provém do mesmo Criador. O fato de ser mais fraco e indefeso que o Homem não dá o direito á esse último de brincar com sua vida . Conclamo a todos os Aquaristas conscientes que jamais comprem peixes desse tipo, pois estarão ajudando uma indústria "podre e milionária" que não respeita à Vida em seus direitos fundamentais . Não discuto aquí pesquisas científicas que visem o bem da Humanidade, mas sim a bestialidade de um ser que se diz racional e tem a coragem de manipular uma vida dessa maneira . Nessas horas tenho até vergonha de "ser humano" e me curvo respeitosamente ante à pureza de espírito e inocência de todos os outros animais !


Um comentário:

Anônimo disse...

oi vc sabe onde obter um desses peixes é que eu tenho um trabalho escolar sobre transgenicos e eu preciso de uns exemplares obs : moro em sp capital