segunda-feira, 25 de agosto de 2008

II - Opções Caseiras de Cultivo de Plantas Aquáticas

Dando continuidade ao artigo, apresentamos abaixo outra forma de estufa (essa é mini mesmo), na qual utilizo vidros de palmito com tampa para a criação de plantas aquáticas. O resultado tem sido muito bom, além de ocupar pouco espaço.

Micro estufas de 1 litro - em vidros de palmito.
A planta da foto acima (que não consigo distinguir bem dentro do vidro e por isso não arriscarei palpite para não errar) foi plantada ontem e já mostra considerável vitalidade .
A forte presença de CO2 dentro das estufas aliada à umidade, ajuda muito nesse processo de transição . Reparem como o vido fica embaçado devido ao oxigênio liberado dentro do vidro pela fotosintese das plantas, durante o dia . Um detalhe interessante é que de noite os vidros tendem a ficar bem menos embaçados, tendo em vista que as plantas realizam o processo inverso - consomem oxigenio e liberam CO2.
Nada como poder constatar essas maravilhas da Natureza, ao vivo e a cores, em seu próprio quintal.
Outra planta que foi ontem para a micro estufa . Me parece uma Mayaca e já está respondendo muito bem ao processo de emersão .

Essa foi plantada ontem também e já veio no estado emerso. Reparem como isso ajuda e como seu aspecto é muito mais forte e viçoso.

Esse é um aquário estufa de porte bem maior (110 litros) que abriga algumas glossostigmas. Para manter o ambiente de estufa foi tampado com plástico transparente e devidamente preso com elástico .
Isso porque, devido ao frio que vinha fazendo em SP nos últimos tempos, o cultivo de glosssos em hidroponia a céu aberto (reparei que elas sentem muito o frio) estava prejudicado, pois as mudas estavam fracas e pouco vistosas . Dessa forma, resolví garantir às gerações futuras das mudas no meu cultivo hidropônico.
O aquário estufa acima - com cerca de 40 litros abriga algumas tenellus - var. amano - ainda bem pequenas, pois foram plantadas recentemente .

Detalhe do desenvolvimento das mudas de Glossostigma plantadas há poucos dias no aquário estufa de 110 litros .

continua em : III - Opções Caseiras de Cultivo de Plantas Aquáticas








2 comentários:

Andressa Serazi disse...

Oi Lescannnnnnnnn!!! É a Andressa de campinas que está apanhando dos paulistinhas (brachydanio rerio) td bommm?! achei vc facinho pelo google! rs!
Lescan, qual é msm o nome daquele moço amigo seu q fez experimentação científica com peixes na europa?

Beijão lescannnnnnnn!!!!

Andressa Serazi disse...

Lescannn! o email que eu uso é andressa.serazi@hotmail.com o outro email (andressa_serazi@hotmail.com) está inválido, ok?!

Beijos meu Anjo! Fica com Deus!