sábado, 9 de agosto de 2008

I - Cultivo Prático de Plantas Aquáticas em Hidroponia

Iniciando o tópico, tudo começou há cerca de um ano atrás quando resolví colocar algumas plantas aquáticas em bandejas com um leve fluxo de água corrente ...quase um ano depois, apresento-lhes a evolução do meu mini sistema hidroponico, com uma produção mensal de cerca de 1540 mudas em 20 bandejas com 77 mudas por bandeja .

A finalidade inicial deste projeto, partiu da necessidade de aproveitar as constantes podas que faço em meus aquários, transferindo as mudas para o quintal . Tentei primeiro em vasos, mas não dava certo, uma vez que viajo muito e não tinha tempo para regar as plantas . Eu precisava ter um fluxo de água e fertilização constante - sem muita sujeira ou mão de obra.
Desta forma, com base nos conceitos hidropônicos existentes, desenvolví este "Mini sistema hidropônico caseiro para criação de plantas aquáticas emersas", que utiliza materiais comprados em lojas de 1,99, mangueiras comuns para aquários e duas bombas submersas fracas (eu utilizo Quiet One 800), pois sei que esta não queima em caso do nível da água baixar muito no reservatório . O espaço utilizado atualmente é de cerca de 10 metros de comprimento por 30 cm. de largura (3m2).Abandonei a idéia de substrato orgânico - o desenvolvimento é muito mais lento - e partí de vez para a hidroponia quimica.
Para minha surpresa estou obtendo excelentes resultados . Dentro das bandejas plásticas (brancas) coloco bandejas plasticas pretas, conhecidas em agricultura como sementeiras - com células cônicas (contendo 77 celulas cada - na verdade contem um pouco mais, mas eu recorto as sementeiras para se adequarem ao tamanho das bandejas) . O sistema não cria algas, tendo em vista tratar-se de água corrente (costumo aproveitar a água de minhas tpas), sendo que as próprias plantas em desenvolvimento impedem que o sol incida sobre a água.



Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite Lescan. Meu nome é Gilberto torres e dei uma passada pelo seu blog. Seu trabalho é realmente muito interessante. Lescan você tem algum estudo para o sistema Aquaponico.