segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Plantadão de 900 litros - 2,50x0,60x0,60m.


Faz um tempão que não atualizo o blog e aproveito a oportunidade para mostrar-lhes um plantadão que foi uma das minhas últimas montagens. Esse Aquário possui 2,5 metros de comprimento por 0,60 m. de largura e 0,60 m. de profundidade totalizando 900 litros brutos. Este aquário, quando cheio, ultrapassa facilmente 1,7 tonelada de peso.
Aquí está uma foto antes da montagem. Nessas alturas eu já havia colocado o substrato constituído por 10 baldes de Sera Floredepot de 4,700 kgs. cada (totalizando quase 48 quilos) e mais 180 quilos de areião de rio com granulometria entre 3 e 4 mm (grãos arredondados). A linha azul que vemos logo acima (no fundo do aquário) trata-se de um cano de pvc. de 3/4 pintado e todo perfurado para atuar como saída de água vinda do filtro (estilo flauta de canister) preso ao vidro por ventosas de aquecedor.
Fora isso não podemos deixar de destacar o tronco constituído por uma enorme raiz de aroeira pesando cerca de 30 quilos e tendo uma envergadura de cerca de 1,20 mts. de comprimento com altura média de 60 cm e que por pouco quase que não coube no aquário...
Nesse etapa demos início ao plantio do carpete, constituído por centenas de mudas de Eleocharis minima, plantadas uma a uma com o auxílio de uma pinça.A água foi sendo introduzida pouco a pouco a fim de que o solo se acomodasse e facilitasse o plantio, conforme podem ver na foto acima. Esse trabalho consumiu cerca de 4 horas, mas a maior dificuldade foi mesmo a de ficar debruçado sobre o aquário em cima de cadeiras realizando o trabalho...não preciso nem dizer que minha coluna foi para o espaço, né ? Mas fazer o que ? São ossos do ofício e algo que eu faria quantas vezes pudesse, pois me considero um privilegiado por conseguir aliar trabalho e prazer !
As iluminação utilizada na montagem são 4 hqis. de 150 watts cada e 6400 k de temperatura de cor. Os spots foram previamente instalados na parede, antes da colocação do aquário, bem como, o móvel foi feito todo em granito, para suportar tamanho peso.
Aquí vemos o aquário já plantado, pronto para receber outros equipamentos, tais como a injeção do CO2 e o sistema de filtragem. Aquí dá para perceber que a água ainda está turva.


Esse é o aquário já plantado, cerca de 30 dias depois, em processo de estabilização. No início eram feitas trocas de água diárias de cerca de 50% (pasmem...) pois as algas insistiam em dominar...no entanto, com muito custo e uma tremenda força de vontade do proprietário (a quem tiro o meu chapéu) esses problemas foram contornados e hoje as trocas de água resumem-se em 25% a cada 20 dias e o aquário está totalmente estabilizado, constituindo-se em um verdadeiro jardim aquático em plena sala de jantar.

O sistema de filtragem utilizado foi um filtro pressurizado (para lagos) do tipo T-11 - da Sera que conta com um sistemaUV embutido. Achamos mais viável a instalação de um filtro para lagos, ao invés de dois canisters e mantivemos o fluxo baixo (2.300 l/) para o tamanho do aquário, tendo em vista tratar-se de um plantado, tomando o devido cuidado para que não houvesse um grande turbilhonamento da água e consequente desprendimento do CO2 nela dissolvido.

Para optimizar ainda mais o desprendimento do CO2, fizemos duas saídas do cilindro, através de um bico apropriado, comprado nessas lojas de mangueiras de alta pressão e dividimos o CO2 que sai do cilindro de 6 litros para dois pontos distintos do aquário, a fim de que houvesse uma melhor distribuição do mesmo em todos os pontos.

Nesses pontos instalamos dois Sera CO2 Reactor que é um cilindro plástico próprio para fazer a mistura do CO2 com a água evitando as perdas causadas pelo arrebentamento de bolhas na superfície. Nesse pricípio o gás entra dentro do tubo e sobe, encontrando um fluxo de água descendente que faz com que ele se mantenha no centro do tubo até sua completa dissolução. Reparem que existem duas mangueiras que entram nos reatores - uma deles traz o CO2 e outra ligada a uma bomba Via Aqua de 280 l/h promove a descida da água que dissolve o gás. A injeção dentro de cada reator ficou na casa de uma bolha por segundo.

A flora, conforme podem ver, traz diversas plantas, destacando-se o carpete de Eleocharis minima, Echinodorus Paul Klochner, Cyperus Helferi, Mayacas, Rotalas, Didiplis, Microssorium, etc...
O fotoperíodo é de dez horas com lâmpadas controladas através de timer e as fertilizações líquidas são feitas a cada 20 dias com Green & Grow da Mydor, que em minha modesta opinião é um dos melhores e mais baratos fertilizantes líquidos a venda no Brasil.
O carpete teve um crescimento muito rápido, assim como todas as demais plantas. Hoje o aquário já está bem mais bonito, decorridos quase 3 meses dessas fotos, já tendo recebido diversas podas e em breve colocarei mais fotos para acompanharmos a evolução do mesmo




Fiquei realmente impressionado com a beleza desse tronco...simplesmente magnifico, tanto é que, até quando o aquário ainda estava sem plantas ele se destacava imensamente.

Espero que tenham gostado !

Abraço a todos,

do seu editor Aquablog.

5 comentários:

Marcus Corradini disse...

Primeiro gostaria de parabenizá-lo (e muito) pelo blog. Muito bom mesmo. Estava sentindo falta de suas postagens e cheguei a achar que tinha desistido.
Um pedido: nesse artigo, será que você poderia colocar fotos com uma resolução maior? Gostaria de ver o tanque em detalhes...
Abraço

Vampira Dea disse...

Que lindo! Pensava que troncos podiam sujar a agua...Já vi que não entendo nada.
Gostaria muito de ter um aquario, mais a minha cas é muito quente, por isso optei por fonte, mas perdemos muito da beleza revelada pelo vidro.

Edemar&Willian disse...

Muito lindo seu aqua, gostaria de saber a expessura do vidro que vocÊ usou e como fez o sistema de travas. estou fazendo um projeto grande mas gostaria de montar eu mesmo, ja montei um de 300 litros e foi bem proveitoso.
agradeço

vander magalhaes disse...

Amigo por favor, poderia me informar a espessura dos vidros usados para a confecção deste aquário?
Estou a fazer um exatamente igual, com as mesmas medidas e gostaria de uma ajuda se possível, é claro!
Grato desde já pela resposta!

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber, o vidro utilizado para fazer o aquário, são de quantos milímetros ?