sábado, 9 de agosto de 2008

Outras formas de cultivo caseiro de plantas aquáticas

Tenho mantido algumas outras plantas em tinas, vasos e aquários estufa . Seguem fotos detalhadas de um desses aquários, onde poderão ver as referidas plantas que encontram-se em fase de adaptação: as plantas que venho criando são algumas Cryptocorines, Anubia nana e principalmente Echinodorus nas variedades : “Paul Klöckner” , Echinodorus X-Barthii, Echinodorus Schlueteri "Leopard" , Echinodorus Rubin "Narrow Leaf" , Echinodorus Rubin "Broad Leaf" , Echinodorus Parviflorus "Tropica" , Echinodorus "Red Flame" , Echinodorus Cordifolius "Marble Queen" , Echinodorus Dschungelstar Nr.2 "Kleiner Bär" e Echinodorus Dschungelstar Nr.3 “Python” . Não me perguntem qual é qual, pois agora que estão passando da fase de submersa para emersa só Deus sabe e eu perdí as plaquinhas indicativas ... vou ter que recorrer ao meu amigo Vladimir (em breve) para me ajudar a identifica-las.
O aquário acima desempenha a função de estufa mantendo a umidade interna para algumas plantas mais sensíveis .
Essas plantas encontramse plantadas em vasos contendo humus e laterita (nutrientes), alguns vasos (dependendo da planta) possuem também um pouco de pó de xaxim para acidificar o solo . A água é colocada dentro do aqua apenas até o ponto de cobrir ligeiramente as folhas (é preferível fazer isso no verão) e o aquário estufa deverá ser tampado . A medida em que a água evapora e vai descobrindo parte das folhas, as plantas que vieram de aquários (submersas portanto) passam a produzir folhas novas e já adaptadas à fase emersa . Esse é um bom processo para fazer a transição da forma submersa para a forma emersa . Vale lembrar que para algumas plantas esse processo não funciona. Essas plantas são conhecidas como as "aquáticas legítimas" por não tolerarem nenhum tipo de emersão, pertencentes às famílias Hydrocharitaceae (gêneros Egeria - Elodea, Hydrilla, Vallisneria), Ceratophyllaceae (Ceratophyllum demersum, que não possui raízes), Najadaceae (gênero Najas), Nymphaeaceae (Nuphar japonica), e Lentibulariaceae (gênero Utricularia)
A foto acima mostra o meu cultivo de riccia . Uma boa dica é utilizar a água das tpas que já vem com bastante CO2 (quando injetado constantemente no aqua) que acelera bastante o desenvolvimento das mesmas.
Na foto acima vemos um exemplar de Nimphaea (não sei a variedade) pois ganhei sem saber qual era . Outro lembrete importante é que em todos esses vasos e baldes devem ser colocados alguns peixes rústicos (eu utilizo guppies em fase selvagem) a fim de prover o controle de insetos .
Nessa bandeja eu trato alguns troncos e aproveito também para criar um pouco de musgo de java e microsoriuns .

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados senhores ganhei uma mudaplanta aquatica ninféa só gostaria de saber com plantar ela em um vaso grande qual seu substrao para usar obrigado. pla vossa atenção
Eliane Rubin

Corbélia Pr

Anônimo disse...

o substrato é pedrisco no fundo do vaso e depois você coloca terra estercada.