terça-feira, 12 de agosto de 2008

I - A Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos

A Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos Tudo começou nos idos de 1994, no bairro da Ponte grande em Guarulhos (próximo à Rodovia dos Trabalhadores), quando um pequeno grupo de criadores se reunia para vender alguns peixes ornamentais que produziam . Isso acabou atraindo hobbystas e lojistas para e causando complicações no trânsito local, além do que não havia nenhum tipo de segurança ou organização para que esta "feirinha" fosse alí realizada . Desta forma a Prefeitura de Guarulhos resolveu levar o evento para um espaço adequado e o espaço escolhido foi a Central de Abastecimento Dr. Horácio de Almeida - no Parque Cecap - um espaço coberto com cerca de 2.000 m² e área de estacionamento para centenas de veículos.
Ligada à Secretaria de Desenvolvimento, a Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos também oferece outros produtos relacionados à aqüicultura, como rações, aquários, acessórios e também de outros animais. Dos 54 permissionários, 37 vendem peixes, 11 trabalham com acessórios, 3 vendem roedores e um trabalha com pássaros ornamentais.
A Feira acontece todas as segundas, tendo início às 16:00 e término por volta das 19:00 horas . Recomenda-se chegar no mínimo uma hora antes, pois a aglomeração para ter acesso é grande (os portões só se abrem às 16:00, no entanto, as vezes acontece de abrirem uns 15 minutos antes).
Segundo Aristides Geraldeli Brito, responsável pelo local, a Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos é a única do gênero na América Latina, reunindo 54 permissionários entre produtores, lojas de acessórios que comercializam aquários, rações, plantas ornamentais e até acessórios para pets . Segundo Aristides Geraldeli Brito, responsável pelo local, a Feira de Peixes Ornamentais de Guarulhos é a única do gênero na América Latina, reunindo 54 permissionários entre produtores, lojas de acessórios que comercializam aquários, rações, plantas ornamentais e até acessórios para pets . No frenético movimento do local, que é aberto ao público em geral, circulam muitos lojistas à procura dos mais variados tipos de peixes, famílias, hobbystas e curiosos . Cerca de 3 mil pessoas visitam o local semanalmente. "Aqui, na verdade, se encontram desde os maiores atacadistas de peixe do Brasil aos aquaristas apaixonados, colecionadores e admiradores dos mais diversos tipos de peixe, que já virou animal de estimação", comenta Geraldeli.

23 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se dia sete de setembro ira ter veira normal

marcelo_marcondes100@hotmail.com

Anônimo disse...

gosto muito de todas as matérias deste site,mas acho que voces deveriam fazer uma matéria sobre a nova feira de peixes em Mogi da Cruzes que acontece todas as sextas das 2 as 4 Hs da tarde

Lescanjr disse...

Prezado leitor

Trata-se de uma excelente idéia e assim que posível estaremos publicando matéria sobre a feira de Mogi das Cruzes.

O Aquablog agradece a sugestão.

Unknown disse...

gostaria de saber como que e vendido os peixes,por unidade?



grato.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE NESTA FEIRTA CONSIGO ADQUIRIR VÁRIAS ESPÉCIMES DE PEIXES PARA A MONTAGEM DE UM AQUÁRIO PLANTADO COMUNITÁRIO E SE ESTÁ FEIRA TAMBÉM FUNCIONA NOS FINAIS DE SEMANA.

Unknown disse...

Fala Lescan.
Parabéns pelo blog.
Você sabe se nesta segunda feira 6/set. tera a feira, por ser vespera de feriado?
Obrigado Fellipe

Anônimo disse...

tem varias coisas erradas neste site...inclusive o horario comesa a feira meio dia e termina as tres da tarde...

Lescanjr disse...

Olá Anônimo.

Acho que quem está errado aquí é você (e duplamente). A primeira no que se relaciona ao horário da Feira e a segunda nos maus tratos infringidos à Lingua Pátria!

Conheço muito bem essa Feira, tendo em vista que trabalhei por diversos anos na Coordenação e Fiscalização da mesma (enquanto Agente Fiscal da Prefeitura de Guarulhos) - função que exercí por quase 16 anos, até pedir exoneração para trabalhar exlusivamente com Aquariofilia, tendo participado inclusive do Grupo de Trabalho que definiu o dia e horário em que ela deveria acontecer.

Ela se inicia às 16 horas, todas as segundas feiras, sendo recomendado chegar meia hora antes.

De resto, por favor me aponte os erros existentes no blog (não é site, é blog, ok?)que se houverem, procuraremos corrigi-los.

E por falar em erros, "começa" é com ç (cê cedilha) e não com s,ok?

Seu Editor Aquablog

Anônimo disse...

Gente, sou de praia grande litoral paulista e fui até guarulhos ver como era essa feira e se ainda estava funcionando, fui dia 14/03/2011 e ela ainda existe, só que eu cheguei as três e meia hora depois e eles já estavam indo embora. Não perguntei que horas começava, mas ela começa bem antes das 16:00, acho que por volta do meio dia. Comprei 5 Acara-Bandeira grande por 30,00 reais todos. Muito barato, porém pra quem for de onibus e quiser trazer um peixe pra casa, leve uma sacola resistente tipo de feira para trazer, porque eu passei um sufoco achando que eles tinham sacolas. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Boa Noite. Gostaria de saber o endereço da feira e a proxima data que acontecera a feira. obrigada
se for possivel responder por e-mail, agradeço desde ja.

laaiismoreira@gmail.com

Obrigada

Ricardo Pereira disse...

Tenho interesse em saber sobre as feiras psicultura ornamntal de sâo paulo (agenda) e horários .Por favor responda pelo email aquarios e peixesmgtriangulo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostaria de saber se dia 20/02/2012 (feriado de carnaval) a feira vai abrir, e se o horario de abertura da feira é as 16:00 ou ao 12:00!

aline23bastos@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber se a feira ornamental de peixes em guarulhos esta aberta toda semana e funciona de que a que horas?
Agradeceria pela resposta!
radamanthys333@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber, se a feira de peixes ornamentais em guarulhos é aberta toda segunda e que horas começa e termina
Agradeço pela resposta!

radamanthys333@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a feira de peixes ornamentais funcionará no próximo dia 24/12
, grato .Jorge

Unknown disse...

abre todas as segundas?

Unknown disse...

abre todas as segundas feiras?tem peixes grandes com pintado?

Unknown disse...

Olá
Gostaria de saber se dia 03/03/2014 por ser véspera do carnaval vai ter a feira normalmente.

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de saber se dia 03/03/2014 vai ter a feira normalmente por ser véspera de feriado.
juliotrunks2@gmail.com

Anônimo disse...

A feira ainda funciona nomalmente....
Manda a resposta cara pra o email:xxxdiogeness@gmail.com

Anônimo disse...

Ola ...
Tenho uma Fabrica de Aquarios em Brasilia, e gostaria de saber, se essa feira ainda funciona como venda de peixes Ornamentais no Atacado! e o horario de funcionamento ainda é o mesmo.
meu fone : 06185768779.
email : Aqua_fish@outlook.com
Nome Claudilene ...
Quem trabalha ou conheça essa feira bem, e puder me responder e tirar minhas dúvidas, por favor mandar resposta para o email que deixei logo acima !
desde ja , Obrigado!

Unknown disse...

Hola, soy de Argentina, soy vendedor mayorista de peces (atacado), quisiera saber si se puede comprar peces en cantidad y si la feria todavìa funciona. Agradezco tambien si alguien me quiere contactar para venderme peces. (santafilomenae@yahoo.com.ar)

Unknown disse...

Hola, soy vendedor mayorista de peces de Argentina, quisiera saber si la feria todavìa funciona, o si alguien quiere ofrecerme peces ornamentales para comprar en cantidad.
Mi mail es santafilomenae@yahoo.com.ar